Os dados apontaram que 33% das empresas ficaram no vermelho em fevereiro deste ano, o que representa alta de 11% na comparação com o resultado obtido em janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel), além desse resultado, 30% dos estabelecimentos trabalharam com estabilidade e, apesar de uma queda de 7% em relação ao mês de janeiro, 36% das empresas obtiveram lucro.
Entre os estabelecimentos que tiveram prejuízos, 75% indicaram a queda nas vendas como principal motivo, 61% apontaram a redução da clientela, 44% mencionaram o alto custo com insumos e também o endividamento em razão dos empréstimos obtidos. Já 36% citaram que os prejuízos foram agravados por dívidas com impostos e taxas.
Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Abrasel Paraná, explicou os motivos que levaram alguns empresários a ter prejuízos.
O levantamento ainda apontou avanço do endividamento, já que 35% dos estabelecimentos comerciais registraram atrasos nos compromissos. Das empresas com pagamentos em atraso, 79% afirmaram que devem impostos federais, 38% encargos trabalhistas e previdenciários, além de contas básicas de serviços públicos em atraso, como água, gás e energia elétrica. Já 31% relataram que devem taxas municipais, 26% impostos estaduais e aluguel atrasado, 19% contabilizaram dívidas com fornecedores e 5% com os empregados.
O diretor-geral da Abrasel afirmou que pode ter aumento do desemprego no setor.
Ainda segundo a pesquisa da Abrasel, 78% das empresas têm empréstimos bancários contratados. Entre esses comércios o índice de inadimplência está em 22%, entre os que tomaram dinheiro de linhas de crédito regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
A diminuição dos encargos tributários foi apontado como uma das soluções para diminuir os prejuízos, de acordo com Luciano Bartolomeu.
Os dados foram divulgados durante o 38º Encontro Nacional da Abrasel, que apresentou a análise da pesquisa sobre a ‘Situação Econômica Alimentar Fora do Lar’.