No primeiro bimestre de 2024, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revelou um aumento significativo nas aberturas de empresas, com um saldo positivo de 23.753 empresas em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 54.011 aberturas e 30.258 fechamentos. Este crescimento representa um aumento de 11,5%.

O destaque fica por conta do crescimento das aberturas, com números de janeiro e fevereiro superando os registros de 2023. Das empresas abertas, os microempreendedores individuais (MEIs) representam a maioria, com 74,81% do total, seguidos por Sociedades Limitadas (LTDA) e empresários em uma menor proporção.

O relatório também ressalta os impactos do Decreto de Baixo Risco, com 1.148 empresas abertas sob esse sistema, correspondendo a 15,7% do total em fevereiro, excluindo MEIs. Curitiba lidera o ranking dos municípios com mais empresas beneficiadas pelo novo sistema.

Um avanço é o recorde de tempo para abertura de empresas, com o Paraná ocupando a segunda posição como estado mais ágil, reduzindo o tempo de abertura para apenas 9 horas e 32 minutos. Essa melhoria representa uma redução de mais de uma semana em comparação com cinco anos atrás.

*Com informações da assessoria