O abandono de animais em áreas mais remotas é bastante comum. Infelizmente, essa situação pode ser verificada em diversos bairros de Curitiba e Região Metropolitana. Um dos locais que concentra um grande número de abandonos é o Zoológico de Curitiba. Essa situação preocupa moradores e quem passa pela região. Tanto que um ouvinte da rádio CBN Curitiba, que circula frequentemente pelo local, constatou a situação de abandono de muitos cachorros e resolveu denunciar.

Atualmente, Airton Pires dos Santos mora em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, mas passa constantemente pela região do Zoológico de Curitiba, no bairro Boqueirão. E foi durante um desses trajetos que ele resolveu parar o carro e constatou uma grande quantidade de cachorros abandonados em diversas ruas próximo ao local. Inclusive uma moradora da região já recolheu dezenas de animais.

Airton dos Santos percorreu algumas ruas entre o Zoológico e o Parque Náutico e disse que muitos cachorros são atropelados e ficam à própria sorte no local que não é muito movimentado.

O titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DMPA), da Polícia Civil, Guilherme Dias, explicou o que caracteriza o crime de abandono de animais.

Com mudanças na legislação, Guilherme Dias falou sobre as penas para quem abandona animais, que estão mais severas.

O delegado também ressaltou que as pessoas precisam ter mais responsabilidade com os animais de estimação.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Delegacia de Polícia Civil Especializada ou mais próxima, na Promotoria do Meio Ambiente ou nas Secretarias Municipais do Meio Ambiente em seu município.

Em Curitiba, as denúncias podem ser feitas pela Central 156, na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo telefone 3251-6200, na Polícia Militar pelo 190, ou de forma anônima pelo 181.