É constante o debate sobre capitalismo e socialismo. Comecemos com breves definições.

O capitalismo é um sistema fundado na liberdade de mercado, direito de propriedade privada, organização empresarial da produção, sistema livre de preços e trabalho assalariado.

Ouça a coluna Economia & Finanças desta segunda-feira (5):

O socialismo é um sistema sem o direito de propriedade privada dos meios de produção, empresas todas nas mãos do Estado e produção controlada pelo governo.

Para Karl Marx, o socialismo seria a etapa de transição para o comunismo. O comunismo seria uma sociedade sem classes e, como o Estado é uma classe, no comunismo o Estado seria abolido, os meios de produção e as empresas seriam transferidos para as comunidades e os trabalhadores.

A principal diferença entre o capitalismo e o socialismo é a mesma entre capitalismo e comunismo.

A diferença principal é simples: o socialismo é uma invenção de teóricos, é um sistema projetado na prancheta, como um engenheiro projeta uma obra. Já o capitalismo não foi inventado por ninguém. O capitalismo surgiu de uma geração espontânea da sociedade, sem nenhum comando central.

A coisa foi assim: a população do mundo em 1700 era de 650 milhões de pessoas. Hoje, há 8,1 bilhões de habitantes, ou seja, equivalente a 12,5 vezes o que era 300 anos atrás.

Naquela época, a pobreza, a doença, a miséria e a fome eram brutais. Foi nessa situação que pessoas no interior da Inglaterra e da Holanda se lançaram à terra para produzir alimentos e começaram a trocar mercadorias em feiras e pequenos comércios, de forma livre sem intervenção de governo.

Foi a necessidade que levou as pessoas a tomar essa iniciativa. Na sequência, começaram as invenções, como a máquina a vapor e a lançadeira para produzir roupas, a produção foi aumentando e se diversificando.

Essa foi a semente do livre mercado, da formação de preços, do pequeno comércio, das oficinas e das fábricas… ou seja, esse foi o início do capitalismo. Em resumo: o socialismo e o comunismo são invenções no papel; o capitalismo surgiu da interação de indivíduos dispersos de forma livre e espontânea. E aqui começa a história da revolução capitalista.

Pense nisso.

José Pio Martins, economista, professor, palestrante e consultor de economia, finanças e investimentos.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]