O inverno começa no dia 21 de junho e já houve um “aperitivo” das temperaturas baixas na reta final do outono. Este é mais um lembrete para a população ativar o lado solidário e participar das campanhas do agasalho. As ações estão espalhadas pelo Paraná.

Em Curitiba, o Instituto Unimed já lançou oficialmente a sua campanha do agasalho de 2023. Além de roupas, calçados e meias para crianças e adultos e roupas de cama e banho, a campanha deste ano está arrecadando roupinhas, caminhas e mantas para os bichanos que também sofrem com o frio. As doações podem ser feitas até o final de julho nos seguintes pontos de coleta: sedes da Unimed Tarumã, Itupava, Dr. Pedrosa, São José dos Pinhais, Germano Mayer e Palladium; Associação dos Funcionários do Sistema OCEPAR; e unidades da rede DrogaRaia no Alto da XV, Jardim Social, Hugo Lange e Centro. As peças devem ser higienizadas antes da entrega.

Em 2023, as doações serão destinadas para a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Provopar Ação Social, Comunidade do Caximba e Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Kanané-Porã, instituições parceiras do Instituto Unimed. Também há a opção de doação em dinheiro para ajudar no trabalho dessas instituições. Os valores podem ser doados via PIX para Instituto Unimed Curitiba (43.266.924/0001-47).

Outra tradicional campanha é a do Sesc Paraná. As doações podem ser feitas em vários pontos de Curitiba, como farmácias, salões de beleza, academias, padarias e estabelecimentos comerciais. O Shopping Jardim das Américas, por exemplo, separou a Loja Solidária para receber doações de roupas, calçados e cobertores em bom estado.

A Fundação de Ação Social (FAS) também está com a campanha Doou Esquentou, que tem como objetivo incentivar a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho. A expectativa é superar as doações registradas em 2022, quando a FAS contabilizou 110 mil peças de roupas, calçados e cobertores. Atualmente, a Campanha do Agasalho possui 19 parceiros externos e conta com 129 pontos de arrecadação de doações, incluindo órgãos da administração municipal.