Neste ano teremos uma novidade que pode não agradar a todos. O boleto do IPVA 2022 no Paraná deverá ser gerado exclusivamente pela internet, pelo próprio contribuinte. O governo não vai mandar os carnês pelos correios. Para consultar o IPVA deste ano ou os débitos de anos anteriores, é preciso inserir o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, no site da Secretaria da Fazenda do Paraná.

O pagamento poderá ser feito em cota única, com desconto de 3% ou parcelado em cinco vezes.

Em 2022 a previsão é arrecadar R$ 4 bilhões com o pagamento deste imposto no estado. A cobrança será feita de acordo com o número final da placa começa a partir de 17 de janeiro.

Estão isentos os veículos que se encaixam nas categorias estipuladas pela Secretaria da Fazenda. Entre eles estão os automóveis do poder público; das instituições de educação e assistência social; dos partidos políticos; dos sindicatos de trabalhadores; das igrejas; dos taxistas, os ônibus de empresas que fazem linhas urbanas e metropolitanas, os veículos usados no transporte escolar e os carros com mais de 20 anos de fabricação.