O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). No Paraná, 209.924 mil candidatos se inscreveram para as provas deste ano, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
Com pouco mais de três meses até a realização do certame, os estudantes precisam programar a rotina de estudos para conseguir uma boa nota no Enem. Marcela Ribeiro Antunes, coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Educação Bilíngue do Colégio Integrado, de Campo Mourão (PR), explica que é preciso pensar a rotina de estudos e incluir descansos também.
As provas contêm 180 questões objetivas; que se dividem entre os cadernos de Ciência Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e uma redação dissertativa-argumentativa. Por isso, é preciso também se atentar ao formato e tempo da prova.
O candidato inscrito tem as informações de ensalamento e locais de prova no site enem.inep.gov.br. Por lá, é possível conferir se a inscrição está correta, se o pagamento da taxa foi compensado e outras informações sobre o dia do Enem.