A maior parte da população paranaense, 95,1%, possui algum tipo de dívida, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada nesta quarta-feira (9). A inadimplência no estado atingiu cerca de 18% das famílias em julho e 17% em junho, um dos menores valores dos últimos anos.

A média nacional de endividamento das famílias ficou em 78,1% no mês de julho e o Paraná ficou em segundo lugar no ranking dos estados com famílias endividadas. O 1º lugar ficou com o Rio Grande do Sul, onde 96,3% da população possuía algum tipo de dívida.

O Paraná ocupa o 24º lugar entre os estados com famílias que têm contas em atraso. E entre os consumidores sem condições de quitar suas dívidas, o estado ficou na 22ª posição nacional, contabilizando apenas 5% de famílias nesta situação.

O principal tipo de dívida é o cartão de crédito, que concentrou 86,7% dos débitos a pagar em julho, seguido pelo financiamento de veículo, com 5,9%, e o financiamento de casa, com 5,3%. Em média as famílias paranaenses permanecem seis meses comprometidas com dívidas.