Cerca de 8% dos paranaenses ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2023, conforme a Receita Federal. Isso representa quase 200 mil contribuintes, diante de 2,5 milhões de declarações que são esperadas em todo o Paraná este ano. Segundo a Receita, falta pouco mais de 24 horas para finalizar o prazo e ainda há tempo para entregar a documentação e não ter problemas com o fisco.

O Paraná está entre os cinco estados que mais entregaram declarações do Imposto de Renda até o momento. Fica atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Este ano, o contribuinte tem algumas facilidades, como escolher a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por Pix.

Segundo o delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinícius Rinaldi, a escolha do cadastro pré-preenchido facilita a verificação dos dados já existentes e também a inserção ou a alteração de novas informações.

Outra novidade adotada pela Receita Federal facilita o preenchimento da documentação para as pessoas que acabam fazendo várias declarações para os familiares.

Nelson Zafra, contador e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Paraná (Sescap-PR), explicou a diferença entre os dois tipos de declaração.

O conselheiro e coordenador-adjunto da Comissão Nacional do Imposto de Renda Pessoa Física, Maurício Gilberto Cândido, explicou os cuidados que o contribuinte deve ter para não omitir nenhuma informação.

Maurício Cândido lembrou que omitir dados pode levar a declaração a cair na malha fina da Receita Federal.

O contribuinte que não fizer o envio da declaração até o prazo estabelecido pode pagar uma multa que varia de R$165,74 a até 20% do imposto devido.