Divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Água e Terra (IAT), o quarto boletim de balneabilidade apontou que, dos 66 pontos monitorados pelo órgão ambiental, 60 foram considerados adequados para banho – 44 no Litoral e 16 nas chamadas prainhas de água doce, nas regiões Oeste e Norte do Estado. Com isso, o índice de qualidade da água para banho e práticas esportivas segue em 91%, o mesmo alcançado na semana passada.

O boletim aponta que Morretes é o único município do Litoral com 100% de balneabilidade, seguido por Matinhos (93%), Guaratuba (93%), Pontal do Paraná (91%) e Ilha do Mel (83%).

O ponto nas proximidades da Rua São Luiz, no balneário de Ipanema, voltou a ser considerado próprio. Já a região da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá, recebeu a bandeira vermelha. Os outros locais considerados impróprios são à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá; na Avenida Principal do balneário Olho D’Água, em Pontal do Paraná; na altura da Rua Alois Cicatka, em Guaratuba; e na Ponta da Pita, em Antonina.

No Interior, os banhos não são indicados no Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte, próximo ao terminal turístico do município.

*Com informações da AEN