O primeiro debate televisivo com os candidatos ao governo do Paraná foi realizado neste domingo à noite pela TV Band Paraná. Oito dos nove candidatos estiveram presentes.

O governador Ratinho Júnior (PSD) foi o único que não participou. A equipe dele esteve presente em uma reunião para a definição das regras do debate, no dia 19 de julho, mas, depois, Ratinho Júnior, alegou que tinha uma agenda na cidade de Maringá. No mesmo horário do debate o governador fez postagens nas redes sociais falando da presença dele no 1º Encontro das Mulheres Políticas do Paraná.

O debate começou às nove horas da noite e foi dividido em três blocos. O primeiro teve duração de uma hora e quinze minutos e foi estruturado com um minuto de apresentação para cada candidato e depois duas rodadas de perguntas.

O segundo bloco também foi de perguntas entre os candidatos e durou cerca de 30 minutos. O terceiro bloco começou com troca de perguntas e no final cada candidato teve um minuto para as considerações finais.

Entre os principais temas os candidatos discutiram o pedágio, o litoral do estado, empreendedorismo na educação, universidades estaduais, segurança pública, saúde e política identitária.

Roberto Requião (PT) disse que o debate é importante para ouvir as propostas dos candidatos.

Ricardo Gomyde (PDT) considera que o debate é importante porque é um momento que cada candidato fala sem nenhum tipo de edição.

Ângela Machado (PSOL) destacou a importância dos debates durante o período eleitoral.

Solange Bueno (PMN) disse que o debate é o momento para que a população conheça os candidatos.

Ivan Ramos (PSTU) entende que o tempo de campanha é curto e o debate é um momento para mostrar as ideias.

Joni Correia (DC) disse que buscou trazer para a pauta valores conservadores.

Vivi Motta (PCB) disse que o debate é o momento para discutir os direitos da classe trabalhadora.

Adriano Teixeira (PCO) disse que pretende participar de outros debates e outros eventos.

As vias no entorno da TV Band, no Pilarzinho, foram fechadas pela Polícia Militar e apoiadores dos candidatos levaram bandeiras até a a rua. Também foi montado um telão do lado de fora da emissora para que as equipes dos candidatos e convidados pudessem assistir ao debate.

O debate estava previsto para terminar às onze horas da noite, mas pela quantidade de candidatos e pelo tempo de cada pergunta terminou às onze e trinta da noite.