O Conservatório de MPB de Curitiba abriu mais de 600 vagas em 24 cursos de música, divididos entre instrumentos, canto, disciplinas teóricas, práticas de conjunto e cursos específicos. Com cursos pagos e gratuitos, as inscrições estão abertas até dia 24 de janeiro no site conservatoriodempb.com.br.

As aulas são de fevereiro a julho, durante uma a duas horas por semana, para todas as idades, desde iniciantes a músicos com alguma experiência. Há também cursos inclusivos para pessoas cegas e/ou com baixa visão.

O valor médio da mensalidade é de R$ 150 para os cursos de instrumentos ou canto popular e de R$ 50 para as disciplinas teóricas e práticas de conjuntos. Os cursos de disciplinas teóricas e práticas de conjunto poderão ser gratuitos para os alunos matriculados como pagantes nas aulas de instrumentos ou canto. Neste caso, os candidatos deverão se inscrever normalmente conforme o procedimento padrão.

As inscrições são divididas em duas fases. A primeira é a fase de preenchimento on-line da ficha de inscrição em quantos cursos o candidato tiver interesse. Após a aprovação no edital da primeira fase o candidato passa para o teste prático e/ou entrevista de nivelamento. A lista com os nomes dos selecionados – na primeira e segunda fases – será divulgada no próprio site.

Cursos: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, violão 7 cordas e viola caipira.

As disciplinas teóricas ofertadas são: composição & arranjo instrumental; harmonia funcional; LEM (linguagem & estruturação musical) e LEM/I (linguagem & estruturação inclusiva p/ pessoas cegas e/ou com baixa visão).

Para crianças de 7 a 12 anos, há cursos de bateria, flauta doce, violão e piano. Os cursos de Práticas de Conjunto são: conjunto de Choro, conjunto de MPB e conjunto de Música Caipira.