A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. De acordo com a instituição, mais de 41 mil declarações foram entregues até 31 de maio, prazo final para o envio do documento. No Paraná, 60,61% tem algum valor a restituir, já 19,83% devem pagar para o fisco valores a mais e 19,57% não possuem imposto.

O pagamento das restituições do segundo lote está programado para ocorrer no dia 30 de junho. A Receita Federal afirma que 326 mil contribuintes estão contemplados e devem receber, ao todo, R$ 387 milhões. Os pagamentos são destinados para pessoas na lista de prioridade, como idosos; pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave; pessoas com renda principal vinda do magistério e aqueles contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Para saber se você tem algo a receber ou a pagar, é só acessar o site da Receita Federal e clicar na aba “Meu Imposto de Renda”, em seguida acessar o espaço “Consultar a Restituição”. Na página também há orientações para quem tiver dúvidas sobre o fisco.