A cerimônia de posso está marcada para o início da tarde desta quarta-feira (10), no Salão de Atos do Parque Barigui. Ao todo, foram eleitos 50 conselheiros tutelares. Haverá a posse dos cinco conselheiros mais votados de cada uma das dez regionais da cidade. Além disso, há 50 suplentes. Os conselheiros foram eleitos em outubro de 2023 e vão atuar por quatro anos, até 9 de janeiro de 2028.

Os conselheiros tutelares são Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselhos tutelares possuem três características marcantes, já que é um órgão permanente e mesmo com novos membros após o fim dos mandatos, o funcionamento não pode ser impedido pelo Poder Executivo; também é um órgão autônomo, que pode tomar decisões e adotar medidas independentemente da anuência de outros órgãos ou autoridades; e é um órgão não jurisdicional, com função administrativa e pública, sem vínculo com o Poder Judiciário.