O Instituto Água e Terra (IAT) contabilizou 4,5 toneladas de resíduos removidos dos manguezais no litoral do Paraná. A ação de limpeza aconteceu em comunidades de Paranaguá. O volume superou a expectativa inicial de recolher cerca de 2,4 toneladas de resíduos. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (14).

As atividades contaram com a parceria da Prefeitura de Paranaguá, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Corpo de Bombeiros, Portos do Paraná e outras empresas.

O objetivo foi orientar a população sobre a importância de descartar corretamente o lixo. O IAT no litoral  destaca que a maioria dos produtos encontrados são de origem internacional. Os resíduos coletados foram destinados para a Associação dos Catadores da cidade, que fará a triagem e aproveitará todo o rejeito possível.

O mutirão de limpeza passou pela Ilha da Cotinga, Ilha das Cobras, Ilha das Bananas, Rio Itiberê, Rio Boguaçu e região do Rocio. Os manguezais foram os locais escolhidos para a limpeza pela sua importância de promover a manutenção da vida terrestre e marinha, além de ser abrigo à fauna que utiliza este ambiente para reprodução, desenvolvimento, alimentação e refúgio.

Suas principais funções ecológicas são evitar ação erosiva das marés, filtração de poluentes, refúgio para espécies marinhas e estuarinas.

Por: redação com assessoria