A situação está crítica no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), com os estoques praticamente zerados. Além da diminuição no número de doadoras, o principal fator para essa baixa é o grande índice de reprovação no leite materno coletado, que chega a 45%. Estão sendo encontrados pontos pretos que indicam sujidade, fiapos coloridos, restos de pele e outros materiais que tornam o leite impróprio para os 40 bebês prematuros internados na UTI neonatal da instituição.
Ana Lúcia dos Anjos, enfermeira responsável pelo Banco de Leite do Mackenzie explica que há no momento apenas 2 litros de leite no estoque e para manter a alimentação dos recém-nascidos são necessários no mínimo 96 litros.
A pessoa interessada em fazer a doação de leite materno deve ligar no telefone (41) 3240-5117 e fazer um cadastro. Na sequência, uma equipe do Hospital Evangélico Mackenzie vai até a casa da doadora e entrega os materiais e frascos para a coleta. Na semana seguinte, a equipe retorna para buscar o leite coletado.
O leite coletado passa por rigorosos testes e o que é considerado impróprio acaba descartado. Os leites que passam nos testes do cheiro, acidez e calorias são pasteurizados para eliminar todo tipo de contaminação.