A 41ª edição da Oficina de Música, que acontece de 25 de janeiro a 4 de fevereiro, abre o calendário cultural de Curitiba com uma homenagem aos 80 anos de Paulo Leminski. Um dos maiores ícones da literatura paranaense o poeta será homenageado em diversos estilos musicais. Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scadurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio e Criolo, além de concertos inspirados na obra de Paulo Leminski estão na programação de um dos maiores festivais do país na área de formação e difusão da música erudita e popular brasileira.

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a 41ª Oficina terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. O palco principal será o Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), que terá grandes espetáculos todas as noites do festival.

Além do Teatro Guaíra, com ingressos que variam de R$ 17,50 a R$ 50, os concertos ocuparão diversos espaços culturais com entrada grátis. Os ingressos estarão à venda no site da Oficina de Música.

Concerto de abertura

O concerto de abertura tem como um dos destaques a apresentação da obra inédita Cantata Poética para Orquestra, Coro e Solistas, com poemas de Leminski. A composição foi encomendada ao músico e produtor Tim Rescala especialmente para a homenagem ao poeta curitibano e será executada pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.

A abertura também apresenta dois jovens talentos da música erudita. O violonista Fabrício Mattos e a violoncelista Marina Martins são da nova geração de músicos brasileiros e já brilham em palcos internacionais.
Fabrício é curitibano e vive na Inglaterra, onde obteve o grau de doutor em performance musical pela Royal Academy of Music, de Londres. Marina desenvolveu seus estudos musicais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Suíça, sendo considerada uma das mais proeminentes musicistas brasileiras da atualidade.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba