40 novos defensores tomaram posse nesta segunda-feira, em Curitiba. Esta é a segunda maior contratação da história da Defensoria Pública do Paraná, desde 2012.
Os aprovados no Quarto Concurso Público para Defensores Públicos do Paraná, finalizado em dezembro de 2022, tomaram posse em uma cerimônia realizada no Teatro Guairinha. Esta é segunda maior contratação da história Defensoria Pública do Paraná, desde 2012. Bruno Muller, segundo sub-defensor público geral, conta que vai ser possível expandir os serviços prestados.
De acordo com Bruno Muller, a modenização dos atendimentos tem sido priorizada e os novos defensores serão incluídos numa nova fase de atuação.
A Defensoria atua em diversas áreas, com núcleos especializados. A demanda de trabalho é alta. De acordo com um levantamento feito pela assessoria de imprensa do órgão a pedido da rádio CBN Curitiba, em 2022 foram totalizados 155.290 atendimentos, até 2 de dezembro. A área mais procurada é a da família, que envolve divórcio, guarda de filhos e pensão, por exemplo. Referentes a estes assuntos, o ano fechou com 78.385 registros. Esta é uma das áreas que Ana Maria Couto Gotijo mais gosta. Ela estuda para concurso desde 2019 e é de Minas Gerais e espera poder fazer a diferença.
David Alexandre de Bezerra está vindo do Rio de Janeiro. O clima de Curitiba não assusta o novo defensor público, que tem noção da responsabilidade que a carreira exige.
Geane Gazaro Martelo, acredita que o trabalho da defensoria atende quem mais precisa.
Desde o ano passado a Defensoria Pública do Paraná tem adotado mudanças para simplificar o primeiro atendimento. A triagem socioeconômica, onde a pessoa precisa comprovar ter renda familiar de até três salários mínimos, reduziu a quantidade de documentos necessários e o sistema de agendamento online, feito pelo site da DPE-PR, não está mais sendo utilizado nesta primeira fase. O interessado pode se dirigir diretamente à sede central da Defensoria Pública em Curitiba, que fica na Rua José Bonifácio, 66, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.