O Paraná não terá Lei Seca durante o segundo turno das eleições, neste domingo (30). A decisão, confirmada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), segue a mesma diretriz adotada no primeiro turno, quando já tinham sido anunciadas restrições, mas a Sesp voltou atrás e revogou a medida três dias antes do pleito.
Na época, os donos de bares e restaurantes chegaram a entrar na Justiça contra a medida. Para Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), diz que a Lei Seca é uma perda muito grande para as empresas que operam durante o horário do almoço e não tem funcionamento no período noturno, no domingo.
Em 2014 e 2018, a Abrabar conseguiu uma decisão liminar derrubando a portaria da Lei Seca. Em despachos anteriores, os juízes entenderam que “a proibição de venda de bebidas alcoólicas não serve à regulamentação do Código Eleitoral tampouco atende aos ditames da Constituição Federal”.
Em 2020, nas eleições municipais, o estado adotou a regra no dia da votação, das 5h às 17h. Neste ano a adoção é facultativa e definida com autonomia por cada unidade da federação.