Reunidos nesta quarta-feira (21), na sede da Federação Paranaense de Futebol, os dez clubes da segunda divisão do Campeonato Paranaense decidiram manter para a edição de 2024, que vai começar no dia 4 de maio, a mesma fórmula dos últimos anos: os times se enfrentam em turno único, sem divisão de grupos; os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, que apontam os dois finalistas, que sobem para a primeira divisão de 2025.
A primeira fase vai servir também para definir os dois rebaixados para a terceira divisão (as duas equipes de menor pontuação ao final da nona rodada). Nas semifinais, com jogos de ida e volta, o dono da melhor campanha enfrenta o quarto colocado e o segundo encara o terceiro.
Dois participantes jogam neste ano fora de duas cidades-sede: o Patriotas, de Curitiba, atua em Campo Largo; e o Nacional, de Rolândia, em Maringá. Desta forma, o Paraná é o único mandante na capital e o estádio maringaense, o Willie Davids, passa a ser a casa de dois times: o Nacional e o Grêmio Maringá.
Os dez clubes da 2ª divisão paranaense
Apucarana
Foz do Iguaçu
Grêmio Maringá
Iguaçu, de União da Vitória)
Laranja Mecânica, de Arapongas
Paranavaí
Paraná
Patriotas, de Curitiba, mas joga em Campo Largo
Nacional, de Rolândia, mas joga em Maringá
Rio Branco, de Paranaguá