O dia 28 de agosto foi escolhido para marcar o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil. A data é um convite para conhecer histórias de pessoas que fazem dessa atividade um estilo de vida.
Ouça a matéria completa:
Para a Organização das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”. Para Juçara Margarida Vistuba, o voluntariado significa recomeço e razão para voltar a sorrir. A contadora de histórias de 69 anos, foi vítima de um assalto que comprometeu sua visão. Achou que nunca mais conseguiria visitar os pacientes no hospital, mas acabou se surpreendendo.
Voluntária há quase 14 anos, Juçara nem pensa em parar.
Mas é bom lembrar que esse contato tão próximo, exige preparo emocional. A rotina de cuidados médicos, é feita de intercorrências. Muitas vezes, as histórias chegam ao fim, sem despedidas.
Carol Alcova é idealizadora do projeto Associação Terapia Intensiva de Amor (TIA). Amante do voluntariado de palhaço há 14 anos, ela decidiu levar o teatro para dentro dos quartos do hospital. E deu certo!
Nilza Brenny, coordenadora do voluntariado e pastoral dos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat, trilha esse caminho há 16 anos. E o retorno, aquece o coração.
Quem tem interesse em participar de algum destes projetos, pode agendar uma entrevista pelo telefone (41) 3271-2990. Os candidatos são apresentados às atividades e passam por treinamentos para exercerem as que mais se encaixam ao perfil de cada um. Mais informações neste link.