A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) vai notificar as seis empresas que administravam os pedágios no Paraná para que forneçam a relação dos funcionários que perderam os empregos. A intenção é agilizar a recolocação no mercado de cerca de 2.500 trabalhadores que perderam o emprego após o fim do contrato com as concessionárias de pedágio no estado.

Segundo o secretário Ney Leprevost, a previsão é que os novos contratos sejam assinados somente no fim de 2022, por este motivo a secretaria pretende socorrer esses trabalhadores de forma imediata.

De acordo com Valtair Marques, presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no Estado do Paraná (Sindecrep-PR), o preocupante é que não há garantia de que esses funcionários serão recontratados pelas futuras concessionárias.

A ação da Sejuf está sendo acompanhada pelo Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER), que pediu um levantamento ao DIEESE sobre o perfil dos trabalhadores das concessionárias.