O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar os Boletins de Urna de 249 seções eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. As urnas foram sorteadas aleatoriamente pelo órgão. A avaliação vai comparar os boletins recolhidos com a totalização, referente ao primeiro turno, divulgada na internet.
As seções pertencem a 150 zonas eleitorais do Paraná, o que corresponde a pouco mais de 80% das zonas eleitorais do estado e abrangem 141 municípios.
Ao todo, 4.577 seções eleitorais foram sorteadas pelo Tribunal de Contas da União e vão passar pelo teste no Brasil. Foram requisitados boletins de aproximadamente 2 mil e 300 municípios. Isso significa que cerca de 40% dos municípios com eleição, no Brasil e no exterior, terão pelo menos uma urna auditada.
A amostra tem grau estatístico de confiabilidade de 99% e margem de erro de 2%, além de considerar a variância de 50%. Os parâmetros foram estabelecidos pela equipe de auditoria do Tribunal de Contas da União considerando critérios de risco.
O objetivo é garantir a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições públicas à sociedade.
O Tribunal de Contas da União iniciou em 2012 a auditoria sistemática da votação eletrônica brasileira. A relatoria está a cargo do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício, e o prazo estimado para a conclusão é março de 2023.
Com informações da assessoria