O segundo dia do 21º Fórum SAE Brasil da Mobilidade continua com as palestras de profissionais que debatem sobre assuntos ligados à conectividade, transição energética, sustentabilidade e muitos outros que impactam diretamente a mobilidade.

Os painéis discutem temas que giram em torno de negócios sustentáveis, como o conceito ESG muda no mundo dos negócios, transição energética do setor automotivo nacional, perspectivas tecnológicas e os desafios técnicos e regulatórios, entre outros assuntos.

Durante a manhã desta quinta-feira (8), foram realizados três painéis. A abertura do evento começou com o debate dos CEOs Luiz Marcelo Daniel, Presidente da Região América Latina da Volvo Construction Equipment, Conrado Gomes, Diretor Geral da Thyssenkrupp Presta Steering, e João Ozório, Fundador da YAK Tratores Elétricos. O debate foi moderado por Rafael Santiago, Managing Partner da deBernt/Aims International.

Em seguida, houve a etapa final e a premiação do Hackathon SAE Brasil da Mobilidade.

O segundo painel da manhã abordou sustentabilidade e economia circular, como moderador Fernando Richard Lima Perez Junior, especialista ESG do Sesi sobre negócios sustentáveis. Entre os palestrantes, Marta Camila Mendes de Oliveira Carneiro, Sócia da Darwin, professora da FGV e especialista em ESG, que falou sobre como esse conceito muda o mundo dos negócios.

A especialista explicou sobre conceito de ESG e como surgiu há 20 anos.

Logo em seguida, foi a vez de Thiago Samarino, Gerente de Inovação da ABGI, falar sobre a relevância do Programa Mover na transição energética do setor automotivo nacional.

Para fechar a manhã, foi realizado o painel sobre veículos pesados, com o moderador Henrique Schaeffer Batista, Gerente de Engenharia da Powertrain & Embedded da DAF Caminhões do Brasil, que contou com a participação de Fabio Ferraresi, Diretor da Power Systems Research, com o tema perspectivas de veículos elétricos pesados no Brasil e no mundo; Marco Garcia, Consultor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania, falou sobre soluções tecnológicas e práticas sustentáveis; Amauri Pyziak, Assessor de Assuntos Corporativos da Volvo do Brasil Veículos Ltda, sobre futuras tecnologias e os desafios técnicos e regulatórios; e, por fim, Daniel Lacerda Ribeiro, Engenheiro Líder de Powertrain da Marcopolo S.A., que abordou o tema sustentabilidade no transporte de passageiros: uma análise pela perspectiva brasileira.

A Gerente do 21º Fórum SAE Brasil da Mobilidade, Larissa Candeo, contou que mais de 500 pessoas participam do evento e também fez um balanço do primeiro dia.

O Diretor Regional da SAE Brasil, Paraná e Santa Catarina, Renato Faria, falou sobre as novidades dessa edição do evento.

A parte da tarde está reservada para dois painéis

14:30 – PAINEL 10: MOBILIDADE DE CARGAS / LAST MILE
Moderador: Alexandre Parolin, Gerente de Transportes – PEPSICO
Transporte no Centro da Sustentabilidade e Inovação
Ana Paula Monteiro, Gerente Sênior Logística/Transportes – BOTICÁRIO
Mobilidade para Cidades Inteligentes
Fabiane Carrijo, Gerente de Sustentabilidade – iFOOD

15:45 – PAINEL 11: MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO
Moderador: Rafael Nieweglowski, Diretor de Eletromobilidade – Volvo Construction Equipment
Tecnologia Embarcada para Mobilidade na Construção
Rene Porto, Gerente Divisional – LIEBHERR
Telemetria, Conectividade, agilidade na primeira resposta e soluções inovadoras aplicadas ao mercado florestal
Sandro Soares, Gerente Do Produto e João Veiga, TCK – Telemetria e Conectividade – Komatsu Forest Brasil