Em Curitiba, 2023 foi o ano mais quente da série histórica. A média das temperaturas na cidade ficou em 18,4ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Os termômetros ficaram 0,6ºC mais altos do que na média histórica, que é de 17,8ºC. A capital do Paraná segue o índice do país. Em 2023, a média das temperaturas no país ficou em 24,9ºC, 0,69 °C acima da histórica, que é 24,2 °C. O levantamento é do Imnet.

SAIBA MAIS:



Em Curitiba, a tarde do dia 2 de dezembro foi uma das mais quentes de 2023. A temperatura máxima foi de 35°C. Em 12 de novembro, as temperaturas também estavam altas: os termômetros marcaram 34,8ºC.
Mas, por que tanto calor? Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, as ondas de calor são reflexo dos impactos do fenômeno El Niño, além do aquecimento global.

Para 2024 ainda é esperado muito calor, pelo menos até o inverno, quando o El Niño deve deixar de atuar em nossa região. Mas, há expectativa do inverno não ser tão rigoroso.

Já o outono deste ano deve ser mais quente.

Outro destaque para o fim de 2023 é o índice de chuvas abaixo da média histórica na maior parte do Paraná. Segundo o Simepar, entre os Campos Gerais e o leste o déficit foi superior a 60 mm em alguns municípios.