De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) foram aplicadas no estado mais de 28 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, entre primeira, segunda e reforço do imunizante. Já as vacinas da poliomielite alcançaram cerca de 92% da população paranaense. Apesar dos dados revelados pela Sesa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou municípios que estão com a cobertura vacinal abaixo da meta nacional, que é de 95% e também da média nacional, que é 75%.

Por isso, o órgão iniciou nesta semana uma fiscalização de 20 municípios paranaenses que estão com baixos índices, o que segundo Rafael Dorneles, gerente de políticas públicas do TCE, está sendo feito para identificar falhas na administração.

Um dos pontos de atenção é justamente o fornecimento de políticas que incluam a classe trabalhadora, pessoas com dificuldades de locomoção e outras pessoas no processo de vacinação, quando apesar do imunizante chegar a cidade ele não chega até o cidadão.

A fiscalização acontece por meio de um sistema de informações, com a aplicação de questionários sobre a situação atual de cada cidade. Por conta disso, os nomes dos municípios não foram divulgados, para evitar que as prefeituras façam melhorias só para terem melhores avaliações.

As cidades estão presentes em todas as regiões do estado e a ação faz parte de um Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, liderado pelo Conselho Nacional do Ministério Público.