Uma audiência pública realizada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) recebeu 181 contribuições de cidadãos interessados na primeira licitação do transporte coletivo metropolitano. Disponibilizada no site da Amep, a consulta recebeu mensagens e pedidos de usuários do transporte, entidades de classe, sociedade civil organizada e empresas do setor.

As contribuições serão analisadas no processo licitatório do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao longo deste primeiro semestre. A licitação do transporte metropolitano é encerra a operação por meio de permissões precárias, de acordo com a Amep.

Uma das mudanças significativas é a inclusão de todos os 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, indo além dos 19 já contemplados, e a capital. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que se dirigem a Curitiba utilizam a rede integrada de transporte.

Todas as contribuições estão sendo respondidas, avaliadas pelos técnicos da Amep, e haverá uma devolutiva para cada manifestação. Na sequência, com o edital revisado e anuído pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), será realizada uma audiência pública para amplificar a participação popular.

*Com informações da AEN