Neste mês de abril a média de pessoas atendidas nas UPAs está sendo de 4.284 por dia, 20% a mais do que a média diária de abril de 2023. Além disso, as instituições de referência em trauma, como os hospitais Evangélico e Cajuru, registraram um aumento nos casos atendidos. Com a alta demanda, a Prefeitura de Curitiba informou que deve abrir 150 leitos emergenciais, de acordo com a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Batistella, a abertura está sendo gradual.

Nos últimos 15 dias, foram abertos 48 leitos de enfermaria pelo Instituto de Medicina e 20 leitos de UTI, sendo dez no Hospital Municipal do Idoso e dez no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.
No decorrer desta semana, serão abertos outros 22 leitos de enfermaria, sendo 12 no Hospital do Bairro Novo e dez na Santa Casa de Colombo, na região metropolitana, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nesta unidade em Colombo até o início de maio devem ser abertos mais 60 leitos de enfermaria.

Com a ampliação, Curitiba chegará ao total de 2.984 leitos. A prefeitura informou que houve ainda a contratação em março de 173 novos profissionais e 122 em abril, entre médicos, equipes de enfermagem e administrativos.

Números divulgados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, nesta segunda-feira (15), apontam que o índice de acidentes de trânsito aumentou 10% em um ano no estado. Entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2023, foram 13,4 mil ocorrências. No mesmo período deste ano, o índice saltou para 14,7 mil. O apelo da Secretaria de Saúde é para que as pessoas dirijam de maneira prudente para evitar essas ocorrências.