Poty Lazarotto, se estivesse vivo hoje, completaria nesta sexta-feira (29) 100 anos. O renomado artista paranaense é reconhecido como um muralista de mão cheia. Mas ele começou a fazer arte no desenho e na gravura. Trabalhou com importantes nomes da cultura e literatura brasileira. Para homenageá-lo, uma exposição de aniversário será inaugurada no próximo dia 3 de abril, pela construtora Piemonte, que também está aniversariando e completa 25 anos de existência.

Robson Kruger, curador da exposição, explica o tamanho da relevância de se ter um espaço mostrando as obras do artista, que possui partes do seu acervo no Museu Oscar Niemeyer.

Kruger revela que o traço do artista é único e que esse tipo de movimento artístico ajuda a revelar o que há de melhor e produzido por ele.

A relação da construtora com a arte não começou neste ano, em 2022 um outro edifício com ilustrações do artista muralista Eduardo Kobra foi inaugurado, com direito à pintura feita por ele em diversos espaços do local.

Foi assim que também surgiu a proposta de ter um espaço dedicado a homenagear Poty, que, além da mostra de arte terá um empreendimento, com suas obras. O imóvel será lançado em junho, no bairro Água Verde, em Curitiba. A ideia é reproduzir murais e também trazer outras expressões de Poty Lazarotto para o prédio, como explica o sócio-fundador da Piemonte, Filipe Demeterco.

Para quem quer poder se inspirar e apreciar o acervo selecionado para a exposição de aniversário do artista, o espaço, que fica na Rua Carmelo Rangel, 400, no bairro Batel, ficará aberto à visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h. A mostra será realizada durante todo o mês de abril. A exposição é aberta ao público e gratuita.