Nesta sexta-feira 29 de março de 2024 se comemora o aniversário de Curitiba, com 331 anos de fundação, e também se celebra o nascimento do artista curitibano Poty Lazzarotto, que comemoraria 100 anos de vida neste ano.

Poty foi um desenhista, muralilsta e gravurista com traços coloridos e orgânicos, que se destacam por serem marcantes. Além disso, o artista também trabalhou com ilustrações, com destaque para as feitas para as obras “Os sertões”, de Euclides da Cunha, e “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa.

No Paraná, é possível observar 35 murais e painéis de Poty Lazzarotto tombados pelo patrimônio histórico estadual. Destas obras, 29 estão dispostas na cidade de Curtiba. Para homenagear Poty e Curitiba, a CBN Curitiba destacou lugares que você pode incluir em seu roteiro cultural ou turístico, para conhecer melhor sobre a arte deste paranaense. Confira e aproveite:

Teatro Guaíra

O mural de concreto da fachada do Teatro Guaíra se chama “O Teatro, a Música e a Dança”, foi feito em 1988 e brinca com a história do teatro mundial.

A obra traz referências que vão desde as tragédias gregas até grandes dramaturgos como Shakespeare, além de referências ligadas à ópera, música, dança, autos de Natal e outros.

Praça Nações – Alto da Rua XV

Na Praça das Nações, ao lado da Sanepar, é possível observar a história do abastecimento de água na capital, em um painel de azulejo branco. A obra retrata diferentes épocas, desde um indígena à beira do rio até a água encanada.

Travessa Nestor de Castro tem duas obras!

O mural de azulejos coloridos “O Largo da Ordem”, que está localizado no centro histórico da capital, foi feito em 1993 e apresenta a cidade na época em que os imigrantes vinham em carroças para vender produtos no Largo da Ordem.

Em frente ao mural O Largo da Ordem, que retrata a antiga Curitiba, o painel Imagens da Cidade apresenta a Curitiba atual, com os principais pontos turísticos da cidade. O painel tem 490m² e foi produzido em 1996 em comemoração ao aniversário de 300 anos de Curitiba.

Praça 19 de Dezembro

Na Praça 19 de Dezembro é possível observar o monumento do 1° Centenário do Paraná, que foi encomendado ao Poty em 1953. A obra foi feita em azulejos pintados em azul e branco e tem cerca de 30 metros de largura. A obra apresenta sete quadros que destacam importantes acontecimentos históricos do Paraná, e simbolizam a evolução histórica do estado.

 

Por: Brenda Niewiorowski