O primeiro Dia D de vacinação é realizado neste sábado (15) em dez unidades de Saúde de Curitiba. O atendimento é das 9 horas da manhã até às 5 da tarde.

Fazem parte da ação as unidades: Monteiro Lobato, Aurora, Mãe Curitibana, Santa Amélia, Campo Alegre, Bairro Novo, Visitação, Pinheiros, Bacacheri, Iracema.

O objetivo do dia D é oportunizar horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a sua situação vacinal em dia. São oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina.

Vacinas de rotina
Serão ofertadas no dia D as vacinas de rotina, entre elas: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Vacina contra a gripe
A prefeitura recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos ou o Dia D para receber o imunizante.

Isso porque, historicamente, a rede municipal de Saúde tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios com a chegada do outono e inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação.

O imunizante contra a gripe já está disponível em Curitiba, neste momento, e também é oferecido no Dia D para pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias); pessoas com comorbidades; profissionais da educação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas, de segurança e salvamento.

Vacina contra a Covid-19
A vacina contra a Covid-19 também será oferecida no Dia D para todos os públicos já convocados.

Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Crianças de 5 anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, devem tomar duas doses e dois reforços no total.

Para alguns públicos mais vulneráveis, o reforço é aplicado com a chamada vacina bivalente (que promete maior proteção por conter cepas mais atualizadas do vírus): pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias) com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; trabalhadores de saúde e pessoas com comorbidades.

Balanço
Em 2022, a secretaria municipal de Saúde realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.

Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.

Unidades que atendem no Dia D
Sábado (15/4), das 9h às 17h

Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão

Distrito Sanitário do Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

Distrito Sanitário Boa Vista
US Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri

Distrito Sanitário do CIC
US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário do Portão
US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara

Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia