Nas praias de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba banhistas jogam cerca de 10 toneladas de lixo por dia. Esta é uma estimativa da Sanepar, que há 14 anos disponibiliza uma equipe com centenas de trabalhadores para realizar a limpeza das praias paranaenses. Desde 17 de dezembro, foram recolhidas 141 toneladas de resíduos.
No primeiro dia do ano, o volume acumulado bateu recorde: 14 toneladas. A equipe contratada pela Sanepar faz a limpeza diariamente em 48,6 quilômetros da orla, com 140 trabalhadores, que varrem a areia, recolhem e separam os resíduos sólidos.

São garrafas de vidro, latas de refrigerante e cerveja, papéis, canudos, restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarro e muito plástico. Metade do lixo é reciclado, destinado às associações de coletores dos munícipios. O material orgânico é transportado até aterros municipais.

Além da coleta de lixo, os trabalhadores da Sanepar explicam sobre a importância do descarte correto e entregam aos banhistas uma sacola de plástico para colocar o lixo. Na temporada de verão.

Por Redação com Assessoria