No primeiro semestre de 2023, o Athletico disputou 21 jogos na Ligga Arena, com 17 vitórias, três empates e apenas uma derrota, esta para o Grêmio, por 2 a 1, dia 27 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Esta eficiência como mandante é um dos fatores que faz o rubro-negro acreditar na classificação para as semifinais da Copa do Brasil. O adversário atleticano é o Flamengo, nesta quarta-feira (12), às 21h30.

Para prosseguir na competição, o time do técnico Wesley Carvalho precisa vencer: por um gol de diferença, força uma disputa de pênaltis; por dois ou mais gols de saldo, garante a vaga no tempo normal. O Flamengo tem a vantagem do empate venceu o primeiro jogo desta quarta-de-final, por 2 a 1, no Maracanã.

Dos principais jogadores do Athletico na Copa do Brasil somente Alex Santana não pode atuar nesta quarta. Este volante, que fez os gols da vitória sobre o CRB, por 2 a 1, foi vetado por causa de dores no pé.

A transmissão de Athletico x Flamengo, na CBN Curitiba, começa às 20h, com narração de Carlos Martins, comentários de Valmir Gomes, reportagens de Edson Thomaz, Luiz Ferraz e Henrique Giglio e ancoragem de Henry Xavier, que acompanha os outros resultados na Central da Bola.