A 1ª etapa do Circuito Paranaense de Esgrima – Copa Mestre Ronaldo Schwantes tem sequência neste final de semana, na Sociedade Thalia (rua Comendador Araújo, 338 – Centro), com mais de 100 atletas nas categorias infantil e veterano. A competição acontece entre 9h e 17h no sábado (13) e no domingo (14), com entrada gratuita.
O torneio, que vale pontos para o ranking paranaense, homenageia um esgrimista que foi doze vezes campeão brasileiro e que obteve a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México. Schwantes morreu em 2013.
Segunda a diretora técnica do Circuito, Tabea Epp Kuster Alves, a procura pela esgrima cresceu nos últimos anos. Em 2022, apenas 37 menores de 15 anos se inscreveram na competição. Para esta edição, já são 89 na mesma faixa etária. “O aumento no número de alunos se deve às escolinhas públicas. Hoje temos quatro locais para treinamentos, além da UTFPR. Com a criação das vagas públicas, as escolas particulares também foram incentivadas a aumentar o número de vagas. O Circuito Paranaense agora pode acontecer em todas as categorias etárias porque hoje temos atletas suficientes para isso”, afirma Tabea.
Em Curitiba, aulas de esgrima são oferecidas gratuitamente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em quatro regionais da prefeitura de Curitiba: Cajuru, CIC, Portão e Santa Felicidade. Para as aulas na UTFPR, as inscrições podem ser realizadas com a professora Lorana Schwantes pelo telefone (41) 99911-1885. Já para as aulas nas regionais, as inscrições devem ser feitas por meio do site Curiiba em Movimento.