A primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 teve cinco partidas, com quatro vitórias de mandantes e um empate. Neymar (foto) se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira, pelo critério da FIFA, superando Pelé: (79 a 77), Messi também atingiu recorde e o chileno Vidal, volante do Athletico, se destacou apesar da derrota para o Uruguai. Aqui, um resumo:

Quinta-feira, 7 de setembro
PARAGUAI 0 x 0 PERU (em Ciudad del Este)
O jogo teve seis bolas na trave: cinco disparos paraguaios e um peruano. Um jogador visitante, Advíncula, foi expulso aos 45 minutos do primeiro tempo.

COLÔMBIA 1 x 0 VENEZUELA (em Barranquilla)
Borré foi o artilheiro, de cabeça.

ARGENTINA 1 x 0 EQUADOR (em Buenos Aires)
Messi fez o gol, de falta, e alcançou o uruguaio Suarez. Com 29 gols, são os maiores artilheiros da história das Eliminatórias.

Sexta-feira, 8 de setembro
BRASIL 5 x 1 BOLÌVIA (em Belém)
No jogo que marcou a estreia do técnico Fernando Diniz, Neymar teve a chance de abrir a conta de pênalti, mas o goleiro Viscarra defendeu. Rodrygo fez o primeiro gol, aos 23 minutos do primeiro tempo. Depois, Neymar passou por vários adversários, mas Viscarra fechou a meta novamente, impedindo o que seria um golaço.

Na etapa final, Raphinha fez 2 a 0 logo no primeiro minuto, Rodrygo ampliou aos sete, após um passe do ex-atleticano Bruno Guimarães (um dos destaques da noite), e Neymar se tornou aos 15 o maior artilheiro da seleção brasileira em partidas oficiais, com 78 gols, um a mais do que Pelé.
Ábrego descontou para a Bolívia, aos 32.
Inspirado, Neymar arriscou de fora da área e viu a bola bater no travessão, mas definiu novamente aos 47, chegando a 79 gols.

Vale frisar que Pelé tem 77 gols pelo critério da FIFA, que ignora partidas de seleções contra clubes. Pelos números da CBF, o Rei do Futebol tem 95 gols com a camisa da seleção.

URUGUAI 3 x 1 CHILE (em Montevidéu)
De La Cruz foi o goleador com dois, Valverde assinou o terceiro gol e o volante atleticano Arturo Vidal, que entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo, descontou para o Chile aos 28.
Outros jogadores de times paranaenses ficaram no banco de reservas: o zagueiro chileno Kuscevic, do Coritiba, e o atacante uruguaio Canobbio, do Athletico.

2ª rodada
Terça-feira, 12 de setembro
17h… Bolívia x Argentina (em La Paz)
18h… Equador x Uruguai (em Quito)
19h… Venezuela x Paraguai (em Maturín)
22h30… Chile x Colômbia (em Santiago)
23h… Peru x Brasil (em Lima)

Observações: 1) Horários de Brasília. 2) As dez seleções se enfrentam em turno e returno. As seis primeiras colocadas se classificam direto para a Copa do Mundo, A sétima vai disputar vaga em uma repescagem contra equipes de outros continentes.