O novo informe da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, nesta quarta-feira (28), mostra que a capital paranaense registrou 77 novos casos da dengue, na semana de 16 a 22 de fevereiro.
Com os novos casos, Curitiba soma, entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro deste ano, 426 casos confirmados da doença – sendo 354 importados e 72 autóctones. O distrito sanitário do Tatuquara é o mais afetado, com 77 registros.
SAIBA MAIS:
-
Conheça as plantas que ajudam a afastar o mosquito da dengue
-
Após aumento de mortes por dengue no Paraná, secretário teme por descontrole da doença
De acordo com a secretaria, embora Curitiba não viva uma situação de epidemia de dengue como a registrada em municípios do interior do Estado e outras localidades do País, é importante redobrar a atenção neste momento.
Com o fluxo constante de pessoas, a capital paranaense tem registrado aumento de casos importados. Com isso, o vírus acaba circulando com maior intensidade na capital paranaense, favorecendo a transmissão local – o mosquito ao encontrar a pessoa doente em Curitiba adquire o vírus e inicia uma cadeia de transmissão local, contaminando outras pessoas.
A secretaria ainda comunica que a Central 3350-9000 tira dúvidas e faz orientações em casos de suspeita de dengue, assim como disponibiliza tele e videoconsulta médica, em caso de necessidade. Além disso, toda a rede municipal de saúde, com suas unidades básicas, UPAs 24 horas e hospitais, está capacitada para atender.
* Com informações da prefeitura