Jogando em Fortaleza nesta quinta-feira (27), o Coritiba falhou novamente na busca pela primeira vitória fora de casa na Série A do Campeonato Brasileiro. Agora são dezessete viagens, dois empates e quinze derrotas. Desta vez, o time coxa-branca perdeu para o Fortaleza, por 3 a 1, no Castelão, permaneceu em 15º lugar, com 35 pontos, mas diminuiu de dois para um ponto a distância que o separa da zona de rebaixamento. O Ceará, o 17º, tem 34.

À quatro rodadas do final, foi confirmada a queda do Juventude, que soma apenas 21 pontos.

Outros cinco clubes continuam ameaçados: Coritiba, 35 pontos; Cuiabá e Ceará, 34 (o Cuiabá está fora da ZR porque tem duas vitórias a mais do que o Ceará: 8 a 6); Atlético Goianiense, 33; e Avaí, 28. Três destes vão descer de divisão.

Já o Fortaleza, invicto há oito partidas, subiu para a nona colocação, com 48 pontos, mantendo-se na disputa de uma vaga para a Copa Libertadores da América. O destaque da equipe do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda foi o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que fez dois gols, abrindo a conta logo no primeiro minuto, e carimbou a trave.

Pelo Coritiba, o grande personagem foi o goleiro Gabriel Vasconcellos, que defendeu um pênalti, cobrado por Thiago Galhardo, e impediu outros três gols do dono da casa.

Os gols

Juninho Capixaba abriu a conta com um chute cruzado da meia esquerda, que fez a bola bater na trave e entrar. Aos nove minutos do segundo tempo, aconteceu o segundo gol do Fortaleza: Warley perdeu a bola para Capixaba, que entrou na área e acertou o canto esquerdo de Gabriel Vasconcellos.

Em seguida, apareceram dois atacantes que iniciaram a noite entre os reservas: aos 14, Matheus Cadorini (que entrou na vaga de Léo Gamalho) ganhou disputa na entrada da área, avançou pelo lado direito e, com um chute cruzado descontou para o Coritiba; aos 27, no centro da área, Romarinho (substituto de Moisés) chegou antes de Jesús Trindade na bola e decretou o placar final.

Pênalti marcado e desmarcado

Aos onze minutos do primeiro tempo, foi marcada uma penalidade para o Coritiba. No entanto, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza mudou de ideia ao observar pelo vídeo que houve toque no peito e não no braço de Juninho Capixaba.

Também na primeira etapa e novamente com auxílio do vídeo, aos 28, o juiz anotou um pênalti para o Fortaleza, após um choque entre Lucas Lima e Gabriel Vasconcellos. Na cobrança de Thiago Galhardo, o goleiro rebateu no canto direito.

O jogo foi muito movimentado nos dois tempos. O Fortaleza roubou bola com frequência no campo de ataque do coxa-branca e finalizou mais.

Por outro lado, o visitante exigiu a ação de Fernando Miguel com um cabeceio de Guillermo, um chute de Gabriel Boschilia e dois de Alef Manga. Após a primeira finalização de Alef Manga, o goleiro rebateu, a bola bateu na trave, Fernando Miguel rebateu novamente e Alef Manga errou o passe, permitindo que outro defensor afastasse o perigo.

Depois da 12ª derrota consecutiva como visitante, o Coritiba vai enfrentar o rebaixado Juventude na próxima quarta-feira (2), às 19h, em Caxias do Sul. Para este jogo há uma mobilização de torcedores que aproveitam o acessível preço da viagem de ônibus: R$ 20.

O zagueiro Guillermo e o meia Gabriel Boschilia não viajam para o interior gaúcho. Guillermo foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo da partida desta noite em Fortaleza, ao atingir Silvio Romero, que se aproximava da área com ótima condição de ampliar a vantagem cearense. Boschilia acumulou três cartões amarelos.

A tabela coxa-branca ainda tem dois jogos no Couto Pereira, contra Flamengo e Corinthians, e um na Arena Pantanal, diante do Cuiabá na última rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
34ª rodada
Quinta-feira, 29/10 – 19h – Castelão, em Fortaleza
FORTALEZA 3 x 1 CORITIBA
Gols do Fortaleza: Juninho Capixaba a 1 minuto do 1º tempo, Juninho Capixaba aos 9 e Romarinho aos 27 do 2º
Gol do Coritiba: Matheus Cadorini aos 14 minutos do 2º tempo
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira, todos de São Paulo
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos, de São Paulo
Expulsão: Guillermo (Coritiba) aos 41 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Lucas Lima (Fortaleza) e Gabriel Boschilia (Coritiba)
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Brítez e Juninho Capixaba; Lucas Sasha (José Welison), Caio Alexandre e Lucas Lima (Hércules); Moisés (Romarinho), Thiago Galhardo (Silvio Romero) e Pedro Rocha (Robson); técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Nathan Mendes (Natanael), Chancellor, Guillermo e Rafael Santos; Jesús Trindade (Juan Díaz), Matías Galarza (Warley), Bruno Gomes e Gabriel Boschilia (Régis); Alef Manga e Léo Gamalho (Matheus Cadorini); técnico: Guto Ferreira.