Com uma formação reserva, o Athletico perdeu para o Palmeiras por 3 a 1, nesta terça-feira (25), na Arena da Baixada, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No último jogo antes da decisão da Copa Libertadores da América, o rubro-negro poupou titulares e, mesmo assim, vencia por 1 a 0. Na segunda etapa, porém, depois de tomar o gol de empate, o time paranaense sofreu a expulsão de Cuello e permitiu a virada do líder da competição (74 pontos), que comemora antecipadamente o título de campeão se Internacional (61) e Corinthians (57 e uma partida a menos) não ganharem nesta quarta-feira (26). Estes atuam como mandantes, às 21h45: Internacional x Ceará, no Beira-Rio; Corinthians x Fluminense, na Neo Química Arena. Faltam quatro rodadas para o final da competição.

O primeiro tempo do jogo desta terça-feira foi de poucas finalizações. Antes do gol, a melhor foi a de Gustavo Scarpa, com um disparo que provocou uma curva e passou perto da trave atleticana. No lance que abriu a conta, aos 30 minutos, Matheus Felipe arriscou da meia direita e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Weverton.

O empate aconteceu aos 13 da etapa final, através de Endrick, que iniciou a jogada ao aproveitar um escorregão de Pedro Henrique próximo da área. Jogadores do Athletico entenderam que Endrick cometeu falta em Pedro Henrique, mas não houve a infração. No entanto, Cuello reclamou, recebeu cartão amarelo, reclamou novamente e foi expulso, aos 16.

Aos 24 minutos, a virada do líder do campeonato: Rony cruzou pelo lado esquerdo e Endrick marcou pela segunda vez, desta vez de cabeça. E aos 30, também de cabeça, Gustavo Goméz definiu o placar depois de um escanteio cobrado por Scarpa.

Sexto colocado (51 pontos), o Athletico viaja nesta quarta-feira (26), às 9h45, para Guayaquil, no Equador, local da decisão continental marcada para sábado (29), às 17h pelo horário de Brasília. O Flamengo, o outro finalista da Libertadores, também jogou nesta terça pela Série A e derrotou o Santos, por 3 a 2, no Maracanã.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
34ª rodada
Terça-feira, 25/10 – 21h45 – Arena da Baixada
ATHLETICO 1 x 3 PALMEIRAS
Gol do Athletico: Matheus Felipe aos 30 minutos do 1º tempo
Gols do Palmeiras, todos no 2º tempo: Endrick aos 13 minutos, Endrick aos 24 e Gustavo Gómez aos 30
Árbitro: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Alex dos Santos, todos de Santa Catarina
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina
Expulsão: Cuello (Athletico) aos 16 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Rômulo, Bryan Garcia (Athletico), Gustavo Gómez, Murilo, Gustavo Scarpa e Piquerez (Palmeiras)
Renda: não divulgada
Público total: 20.502
Athletico: Anderson; Orejuela, Matheus Felipe, Nico Hernández (Pedro Henrique) e Pedrinho; Hugo Moura (Erick), Bryan Garcia (Matheus Fernandes), Léo Cittadini e Vitor Bueno (Vitinho); Rômulo e Vitor Roque (Cuello); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Endrick), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta); Mayke (Gabriel Menino), Dudu (Bruno Tabata) e Rony (Breno Lopes); técnico: Abel Ferreira.