Você já percebeu como a forma de enxergar as etapas da vida mudou nos últimos anos? Na coluna CBN Vida e Carreira desta terça-feira (25), Eugênio Mussak falou sobre como o desenvolvimento humano deixou de ser visto apenas pelas quatro fases tradicionais, infância; adolescência; maturidade e velhice, e passou a incluir novos momentos que refletem as transformações do mundo moderno.
SAIBA MAIS
- Diferenças que fortalecem: Eugênio Mussak destaca colaboração e consciência no ambiente de trabalho
- Qual o significado da palavra lagom? A filosofia sueca para manter os limites saudáveis em todas as fases da vida
O colunista mostrou que hoje, pesquisadores identificam uma nova fase, frequentemente chamada de “anos de odisseia”, marcada pelas primeiras grandes decisões existenciais. É nesse momento que muitos jovens precisam escolher caminhos profissionais, assumir responsabilidades e lidar com a sensação de estar diante de infinitas possibilidades.
Envelhecência
Outro destaque é o intervalo entre a maturidade e a velhice, que vem recebendo o nome de “envelhecência”. Essa etapa descreve adultos que já ultrapassaram os 60 anos, mas permanecem ativos, produtivos, cheios de planos e, ao mesmo tempo, enfrentando dúvidas semelhantes às da adolescência. Não se consideram velhos, mas também já não se encaixam na juventude, um estado híbrido que tem muito a ver com as mudanças na expectativa de vida e no estilo de vida contemporâneo.








