Às vésperas do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que será creditada nesta sexta-feira (28), uma sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra como os trabalhadores paranaenses pretendem utilizar o dinheiro extra neste fim de ano.
O levantamento aponta que 40,6% dos empregados com carteira assinada no estado devem aplicar ou investir o valor, acima dos 39,4% registrados em 2024. A opção segue como principal destino do recurso.
SAIBA MAIS
Quitar dívidas aparece como a segunda escolha, citada por 27,3% dos entrevistados, leve avanço em relação aos 26,8% do ano anterior. Em seguida, 19,2% pretendem usar o dinheiro para viagens ou turismo, proporção que também cresceu em relação aos 17,7% de 2024.
O pagamento de impostos e taxas foi mencionado por 15,7% dos participantes, enquanto 14% devem utilizar o valor para a compra de presentes, patamar semelhante ao do ano passado. Já construção ou reforma do imóvel aparece em 1,6% das respostas.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados mostram um comportamento mais cauteloso entre os trabalhadores formais, com prioridade para a organização do orçamento e proteção da renda.
A pesquisa revela ainda que a formação de reserva financeira é mais comum entre os homens. Eles somam 44,4% das respostas nessa categoria, enquanto entre as mulheres o percentual é de 36,7%.
Entre elas, a prioridade maior é quitar dívidas: 29,3% das mulheres citam essa intenção, contra 25,1% dos homens. O planejamento de viagens aparece em proporções semelhantes nos dois grupos, com 19% entre as mulheres e 19,4% entre eles. A compra de presentes tem leve predominância masculina, 14,6%, ante 13,3% do público feminino.
Análise regional
Poupar ou investir é a escolha mais frequente em todas as regiões do Paraná, com destaque para Curitiba, onde 53,6% dos trabalhadores afirmam ter essa intenção. Na sequência aparecem as regiões Leste, com 44,1%, e Noroeste, com 43%.
A reorganização financeira também tem peso relevante, sobretudo no Norte (30,4%), no Oeste (28,7%) e no Leste (28%), que concentram os maiores percentuais ligados à quitação de dívidas.
O interesse por viagens cresce em diferentes áreas do estado, principalmente na região Central, onde 27,6% pretendem utilizar o 13º salário para turismo. O movimento também é expressivo no Oeste (21,3%), no Norte (20,7%) e no Leste (18,3%), mostrando que lazer e experiências seguem como prioridades para parte dos trabalhadores.
O pagamento de impostos e taxas aparece como quarta opção, com destaque para as regiões Oeste (20,2%) e Norte (18,5%).
Com informações da Fecomércio PR








