O Palácio da Liberdade, edifício-sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), será reinaugurado no dia 26 de novembro, com a retomada das exposições permanentes e temporárias, novamente abertas ao público com entrada sempre gratuita. O museu está localizado na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba.
A execução da obra, para renovar toda a estrutura expositiva, que contará com novos layouts, espaços interativos, uma sala exclusiva para as ações educativas, além da reativação da biblioteca da instituição, foi feita pela Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som (AAMIS) e gerenciada pela equipe do museu.
SAIBA MAIS
- Cantora paranaense lança trabalho que mistura pop alternativo, audiovisual e crítica cultural
- “O Palácio Mágico do Natal” chega à 35ª edição em Curitiba com seis apresentações
O processo de modernização de sua área expográfica é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), realizado a partir de um financiamento da Volkswagen do Brasil por meio do programa Paraná Competitivo, um incentivo fiscal para direcionar novos investimentos a diversos setores estatais.
Durante o período de melhorias, apenas o prédio histórico do MIS-PR ficou temporariamente inacessível ao público. O antigo Centro de Triagem, hoje espaço dedicado ao Projeto Cárcere, continuou funcionando normalmente com a exposição “Desse Lado do Muro”, além de outros eventos ligados ao projeto. Da mesma forma, os eventos do setor educativo, como “Tons Vizinhos” e “Cine Cerejeira”, continuaram normalmente na programação.
História
Criado em 6 de fevereiro de 1969, é o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do país. Passando por diversos prédios ao longo dos anos, desde 1989 a sede do MIS-PR se encontra no Palácio da Liberdade (Rua Barão do Rio Branco, 395) no centro de Curitiba. Construído entre 1870 e 1880 pelo engenheiro italiano Ernesto Guaita, é patrimônio histórico e cultural tombado pelo estado desde 20 de junho de 1977.
Adquirido pela Fazenda Nacional pouco depois de sua criação, o imóvel foi destinado a ser a primeira sede oficial do governo do Estado do Paraná e servir de residência do governador. A partir de então, ficou conhecido como Palácio da Liberdade. O prédio já foi sede para a Secretaria de Obras Públicas, a Secretaria do Interior e Justiça, a Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e, desde 1989, para o Museu da Imagem e do Som do Paraná.
Em seus 56 anos de existência, o MIS reúne mais de 3 milhões de itens em acervo, ligados ao audiovisual, fotografia e coleção sonora. Em sua agenda diária estão exposições, atividades educativas, mostras de cinema e diversas visitas guiadas.
* Com informações da AEN








