A Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani, no bairro Barreirinha, em Curitiba, celebra seu Jubileu de Diamante com uma programação especial até 27 de novembro. As festividades marcam os 60 anos de criação da paróquia, fundada em 1965, e reforçam a força de uma comunidade construída por famílias de origem polonesa, italiana e ucraniana, que ergueram a primeira capela da região.
A celebração deste domingo (23) terá um dos momentos mais aguardados da programação: a Missa Solene das 10h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Adenis Roberto de Oliveira, seguida de carreata, bênção dos veículos e almoço festivo.
SAIBA MAIS
- CBN Entrevista: Leão XIV, uma nova página na história da igreja católica
- Arquivo Público divulga fotos da Antiga Igreja Matriz em comemoração aos 332 anos de Curitiba
História
A Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani completa seis décadas como referência religiosa e social no norte de Curitiba. Criada por decreto assinado em 16 de novembro de 1965 pelo então arcebispo D. Manuel da Silveira D’Elboux, a paróquia cresceu acompanhando o desenvolvimento do bairro, ampliando sua atuação até incluir dez capelas distribuídas entre Curitiba e Almirante Tamandaré. Juntas, matriz e capelas somam mais de 1.500 fiéis presentes nas celebrações a cada fim de semana. Só na matriz, cerca de 900 pessoas participam das três missas realizadas aos sábados e domingos pela manhã.
Ações
A programação do Jubileu reúne elementos que marcaram a trajetória da comunidade: devoção mariana, engajamento voluntário e forte atuação social. A paróquia mantém atendimento a famílias carentes por meio da Associação dos Voluntários da Caridade São Vicente de Paulo (Avocar), com entrega de cestas básicas a famílias cadastradas e oferta de cursos de trabalhos manuais para geração de renda a mulheres da região.
Outro núcleo de apoio é o Ação Social Entre Amigos, responsável por estender a assistência a localidades mais afastadas, que complementa o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade com doações de cama hospitalar, colchões, fraldas e utensílios domésticos. O grupo acompanha 10 a 20 famílias por mês, oferecendo não apenas alimentos, mas também orientação, apoio com direitos sociais, além do empréstimo de cadeiras de rodas e muletas. A iniciativa mantém parcerias, como a realizada com a Integrare, que permitirá o atendimento de aproximadamente 1.200 crianças de Almirante Tamandaré no dia 20 de dezembro, em ação conjunta no CRAS Céu.
Programação
- Sábado (22) – Preparativos da festa com voluntários; montagem do salão; cozinha comunitária; Exposição Mariana aberta ao público.
- Domingo (23) – 10h: Missa Solene presidida por Dom Adenis Roberto de Oliveira, carreata, bênção dos veículos e almoço festivo.
- Até dia 27 – Terços, missas temáticas, homenagens aos fundadores, Exposição Mariana na Avocar e noites gastronômicas.
- Dia 25 – Missa pelos catequistas vivos e falecidos.
- Dia 27 – Solenidade de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e missa de encerramento do Jubileu.
- Em todas as noites haverá atividade gastronômica no salão paroquial. Dia 27/11, Dia da Padroeira, partilha do bolo e venda de pasteis.
* Com informações da assessoria de imprensa








