Dois homens foram presos nesta semana em Curitiba durante ações da Guarda Municipal (GM) dentro da Operação Cabo Seguro, que reforça o combate aos furtos de cabos e fios metálicos na cidade. As prisões ocorreram em dias consecutivos e em diferentes regiões da capital e as informações divulgadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (19).
SAIBA MAIS
-
Moradores denunciam ocorrências de furtos de cabos e hidrômetros em Curitiba
- Furto de cabos de telecomunicações e impactos para indústria
Na segunda-feira (17), a equipe foi acionada para verificar um possível furto de fiação na Usina Hidrelétrica Nicolau Klüppel, no Parque Barigui. No local, os guardas encontraram um poste danificado, cabos arrancados e peças metálicas retiradas da estrutura. Um suspeito tentou fugir ao notar a aproximação da viatura, mas foi alcançado e preso. Com ele, havia ferramentas utilizadas para remover terra e cortar fios, além de pedaços de cabo de cobre.
Na terça-feira (18), no bairro Água Verde, a GM voltou a ser acionada, desta vez para uma ocorrência de furto de cabos de telefonia na Rua Silveira Neto. Os agentes encontraram um homem com cerca de cinco quilos de fios já enrolados após terem sido retirados de um poste. Ele também carregava uma serra de corte usada na ação. O suspeito foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes.
As prisões reforçam o impacto da Operação Cabo Seguro, criada pela Prefeitura para coibir furtos, receptação e o comércio ilegal de fios de cobre, cabos de semáforos e materiais de comunicação. O crime tem causado prejuízos ao patrimônio público e interrupções em serviços essenciais, como telefonia, internet e iluminação.
Balanço da operação
Segundo a GM, nas oito fases realizadas este ano 26 pessoas foram presas; 39 estabelecimentos que compram e revendem recicláveis e sucatas foram vistoriados; 22 locais receberam notificações da Secretaria Municipal de Urbanismo e oito autos de infração foram emitidos.
A Guarda Municipal orienta que denúncias de furtos ou situações suspeitas sejam feitas pelo telefone 153, disponível 24 horas.
Com informações da Prefeitura de Curitiba








