O Paço da Liberdade, localizado na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba, vai passar por restauro em 2026. A ação acontece quando o prédio completa 110 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19), durante a renovação da parceria entre Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), por mais sete anos, da gestão do Sesc Paço da Liberdade.
Segundo a prefeitura, a ação de restauro e manutenção já está programada, com obras previstas para começar entre dezembro e janeiro. Tombado pelo Iphan e reconhecido por sua arquitetura eclética com traços neoclássicos e detalhes art nouveau, o edifício é o único monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Federal (IPHAN) no Estado do Paraná. O local já abrigou a própria prefeitura e o Museu Paranaense.
O contrato com a construtora já está assinado, com início dos trabalhos previsto ainda para dezembro. Ele destaca que as obras vão interferir o mínimo possível na programação cultural do Paço da Liberdade.
SAIBA MAIS
Estrutura
Desde sua restauração e reinauguração como Paço da Liberdade, em 2009, o edifício preserva suas características originais e abriga um centro cultural multifuncional administrado pelo Sesc Paraná. São quatro andares dedicados a cursos, palestras, exposições e atividades artísticas, além de biblioteca, acesso livre à internet, Café do Paço, Cine Pensamento, Laboratório de Artes Eletrônicas, Espaço das Artes e Estúdio Pedagógico.
A partir de 2025, o prefeito Eduardo Pimentel também instalou no local um gabinete para atendimentos quinzenais, aproximando ainda mais a gestão pública da população que frequenta o Centro.
* Com informações da prefeitura de Curitiba








