A Prefeitura de Curitiba iniciou a instalação de novas sinalizações em alguns cruzamentos rodoferroviários da cidade. O objetivo, segundo o município é ampliar a segurança e evitar acidentes.
Mudança não abrange todos os cruzamentos
Segundo a prefeitura, a cidade conta com 49 cruzamentos rodoferroviários. Desse total, 16 possuem semáforos veiculares junto. São especificamente nesses locais com semáforos que as novas sinalizações serão feitas.
SAIBA MAIS
Segundo o superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, a sinalização será colocada porque os semáforos não estão mais sincronizados com a linha férrea, ou seja, não fazem a indicação correta.
A solução definitiva, por tanto, seria a reformulação dos semáforos. Segundo o superintendente, a Prefeitura de Curitiba já está em busca de recursos para refazer o sistema também.
Acidentes com trens
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que Curitiba registrou 15 acidentes ferroviários no primeiro semestre de 2025. No mesmo período do ano passado, foram 12.
Os números têm causado preocupação do município. Segundo Pessuti, vários acidentes poderiam ter sido evitados pelos motoristas.
Considerando os anos anteriores, o município contabilizou 29 acidentes ao longo de 2024 e 44 em 2023.
Mesmo com as sinalizações, o Código de Trânsito Brasileiro lembra os motoristas que “o trem tem preferência absoluta sobre todos os outros veículos e pedestres em cruzamentos de linhas férreas”.








