A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, nesta terça-feira (11), a sétima morte pela onda de tempestade que atingiu o Paraná na semana passada.

Com a nova atualização, são seis mortes na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, município afetado por um tornado na sexta-feira (07), e uma morte em Guarapuava, cidade de região central também atingida por tempestades.

A vítima, José Eronides de Almeida, de 70 anos, estava internada e faleceu no sábado pela manhã na Unidade de Saúde Central, após sofrer uma insuficiência cardíaca aguda.

Estresse pós-trauma

Segundo a secretaria, a morte foi informada pelo município de Rio Bonito do Iguaçu e enquadrada como estresse pós-trauma no contexto do tornado.

Dos 835 atendimentos em decorrência direta do desastre, 20 pessoas seguem internadas.


SAIBA MAIS


Dos internamentos, 11 estão em Guarapuava: 4 no Hospital São Vicente de Paulo e 7 no Hospital Santa Tereza. Outros 6 pacientes estão em Laranjeiras do Sul: 3 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel permanecem 3 pessoas.

Estado foi atingido por três tornados

Apesar dos maiores estragos terem atingido Rio Bonito do Iguaçu, o Paraná não foi afetado apenas por um tornado.

Na segunda-feira (10), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que, pelo menos, três tornados atingiram o interior do estado, durante onda de tempestades na sexta-feira (07).

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, os fenômenos causaram estragos em quatro municípios do estado.

O Simepar também emitiu um alerta para o retorno das chuvas no estado a partir de quinta-feira (13). Os modelos meteorológicos não apontam para tempestades severas como na última semana, mas podem causar mais prejuízos para os moradores que contabilizam as perdas.

Em Rio Bonito do Iguaçu, cerca de 1.300 pessoas ficaram desalojadas. Muitas, estão abrigadas em centros de acolhimento em municípios vizinhos.