Na segunda-feira (10), foi iniciada a segunda das três etapas de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026, na rede estadual de ensino. Até o próximo dia 21, novos 236 mil estudantes devem solicitar matrícula nesta etapa.
O período é destinado para quem conclui o 9º ano do Ensino Fundamental e inicia o Ensino Médio no ano que vem, além de quem termina o 5º ano do Fundamental em escolas municipais e vai para o 6º ano em escolas estaduais.
As matrículas e rematrículas são feitas na área do aluno, na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, ou presencialmente em qualquer escola estadual.
Segundo a secretaria, é necessário confirmar a matrícula na escola indicada pelo sistema, mesmo que, posteriormente, haja interesse em transferência para outra escola.
Já para a rematrícula, 151.619 estudantes devem seguir na rede estadual de ensino. Caso a rematrícula não seja feita até o dia 21 de novembro, há a possibilidade de transferência de escola, de acordo com a disponibilidade.
SAIBA MAIS
Terceira etapa
A terceira e última etapa do processo de matrículas e rematrículas começa em 1º de dezembro e vai até 12 de dezembro. Durante o período, o sistema será destinado para preferência ou transferência de escola, para quem sai da rede particular e também para quem vai se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA).








