Um motociclista de 49 anos ficou gravemente ferido após colidir com um trem na madrugada desta quinta-feira (6), em Curitiba. O acidente ocorreu por volta de 1h, na passagem de nível da Rua Deputado Joaquim José Pedrosa, no bairro Cabral. O homem foi atendido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e encaminhado ao hospital.

De acordo com a concessionária responsável pela ferrovia, o maquinista adotou os procedimentos de segurança previstos, acionando a buzina e os freios de emergência ao identificar a presença da motocicleta sobre os trilhos. Porém, devido ao peso e ao tempo de frenagem da composição, não foi possível evitar o impacto.


SAIBA MAIS:


A empresa reforça orientações de segurança para áreas próximas à ferrovia. A circulação sobre os trilhos é proibida, e a travessia deve ser feita apenas em passagens oficiais, respeitando a sinalização visual e sonora. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o trem tem prioridade de passagem, sendo infração gravíssima cruzar a linha férrea sem parar previamente.

O acidente aconteceu próximo do local onde, no mês de julho deste ano, uma locomotiva atingiu um ônibus do transporte coletivo na capital paranaense. A ocorrência resultou em 11 pessoas feridas e deixou o biarticulado dividido em dois.

Aumento de acidentes ferroviários

A colisão ocorre em um cenário de crescimento das ocorrências envolvendo trens na capital. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que Curitiba registrou 15 acidentes ferroviários no primeiro semestre de 2025. No mesmo período do ano passado, foram 12. Considerando os anos anteriores, o município contabilizou 29 acidentes ao longo de 2024 e 44 em 2023.