Na coluna Metro Quadrado desta terça-feira (4), Ricardo Reis explica como funciona a taxa Selic e apresenta dicas que podem ajudar as pessoas a financiarem um imóvel.
O que é a taxa Selic?
De acordo com o colunista, a Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, sendo um termômetro que mede o preço do dinheiro no Brasil. Ele explica que, quando essa liquidez sobe, o dinheiro fica mais caro para os bancos, que repassam esse custo para os consumidores por juros mais altos em empréstimos e financiamentos, onde a área do setor imobiliário é uma das primeiras a sentir o impacto.
O colunista fala que, na prática, a Selic mais alta significa parcelas maiores, com um valor total a ser pago mais elevado ao longo dos anos, e consequentemente uma redução no seu poder de compra.
SAIBA MAIS
- Qual será o lar do futuro? Confira na coluna Metro Quadrado desta terça-feira (28)
- Quais são os benefícios dos elevadores para os edifícios de moradias? Ricardo Reis explica
- Como melhorar a segurança dos condomínios? Ricardo Reis explica
Alternativas para ajudar as pessoas a financiarem um imóvel
Segundo Ricardo Reis, a primeira estratégia é que os financiadores pesquisem e comparem as opções, já que as condições entre os bancos podem variar muito, mesmo com a Selic estando no mesmo patamar, porque cada instituição tem a sua própria política de crédito.
Outra sugestão do colunista é que as pessoas utilizem os simuladores online dos bancos para entender como diferentes taxas de juros impactam o valor da parcela e também o montante final. Ele finaliza dizendo que, se a Selic ou o mercado estiverem oferecendo condições melhores de financiamento, a portabilidade de crédito pode ser outra estratégia para reduzir parcelas.








