O obelisco da Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, está passando por uma nova limpeza feita por alpinistas urbanos. Esta é a terceira higienização do monumento nos últimos seis anos. As anteriores aconteceram em 2019 e 2022. Na última, em razão da instalação de um novo sistema de iluminação na praça.

Os trabalhos começaram na quinta-feira (30) com os testes de amarração e checagem dos equipamentos de segurança. A limpeza deve seguir ao longo desta sexta-feira (31) e do sábado (1º), em um processo estimado em cerca de 16 horas de duração.

História

Inaugurado em 1953, o obelisco foi criado como parte das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná, no governo de Bento Munhoz da Rocha. A obra marcou um período de transformações urbanas que deram origem à esplanada do Centro Cívico, onde se concentram os prédios dos três Poderes.

Com 44 metros de altura, o monumento, equivalente a um edifício de 15 andares, é de autoria dos escultores Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. No interior, há escadas que levam até o topo. A praça também abriga um chafariz e um mural com duas faces: uma em pedra, assinada por Stenzel, e outra de azulejos, criada por Poty Lazzarotto.

A escultura do Homem Paranaense, popularmente chamada de Homem Nu, foi instalada em 1955. Criada para ficar originalmente em frente ao Palácio Iguaçu, ela acabou dividindo o espaço com a figura feminina que representa a Justiça, instalada no Tribunal de Justiça do Paraná.

*Com informações da prefeitura de Curitiba